3 dicas de como montar uma tabela de preços de fotografia
Uma tabela de preços de fotografia é responsável por organizar, como o próprio nome sugere, o valor do serviço de fotografia para os clientes.
Esse esquema de precificação é usado por empresas dos mais variados segmentos, bem como por profissionais. Ela ajuda a organizar os valores cobrados de maneira justa para o cliente e para o profissional.
Para entender um pouco mais sobre o assunto, vamos explicar o que é tabela de preços de fotografia, a importância da fotografia para o universo corporativo e dar algumas dicas para criar essa tabela.
O que é a tabela de preços de fotografia?
Tabela de preços de fotografia nada mais é do que uma relação que mostra o preço do serviço prestado pelo fotógrafo.
Ela serve para definir os valores mínimos e máximos de descontos, bem como margens de negociação e cenários onde a aplicação deve ser feita.
Ela é importante porque precifica de maneira correta os serviços do fotógrafo e ajuda na sobrevivência do negócio.
Para qualquer empresa, como uma de aluguel de vestido de noiva curto, o preço é um fator estratégico, e por meio dele é possível:
- Aumentar as vendas;
- Melhorar o faturamento;
- Expandir a visibilidade da marca;
- Enfrentar os concorrentes.
O fotógrafo também consegue visualizar de maneira estratégica seu posicionamento, mensurar melhor a entrega de resultados e avaliar a possibilidade de entregar seus serviços, sem prejudicar a qualidade.
A importância da fotografia para as empresas
As fotos profissionais trazem muitos benefícios para o negócio, principalmente no caso das plataformas de e-commerce, que precisam vender seus produtos na internet sem que os clientes tenham um contato físico com eles.
Mas além de mostrar em detalhes as mercadorias, a fotografia profissional ainda ajuda a valorizá-las. Por exemplo, fica muito mais fácil vender um champagne magnum bem fotografado na internet do que por meio de fotografias amadoras.
A fotografia também é importante porque transmite organização e profissionalismo. Você mesmo, como consumidor, dificilmente se interessaria por uma solução que não saiu bem na foto.
Para atrair os consumidores, é fundamental trabalhar a questão visual. A pessoa precisa se sentir atraída pelo produto ou serviço desde o primeiro momento em que olha para ele.
Isso se aplica a qualquer tipo de solução, desde uma peça de roupas até um pacote de viagens. Se o cliente não compreender o valor da solução por uma imagem, dificilmente vai querer saber mais sobre ela.
Como criar uma tabela de preços de fotografia?
Para saber precificar seu serviço como fotógrafo, existem algumas dicas fundamentais. São elas:
1. Quanto você quer receber
Se você vai fazer um catálogo de imagens ou uma simples fotografia para medalha personalizada com foto, precisa considerar o salário que quer obter no final do mês.
Por isso, estipule um valor líquido para receber e caso os lucros sejam maiores, retire apenas o salário estipulado e guarde o restante. Por outro lado, quando o lucro for abaixo, o mesmo valor deve ser retirado, afinal, você poupou os outros meses.
Faça um reajuste da tabela todos os anos e do valor poupado o ano todo, retire uma parte para fazer novos investimentos, o que vai possibilitar cobrar um pouco a mais por suas fotos.
2. Saber a diferença entre preço e valor
O valor é a percepção que o cliente faz sobre o produto. Por exemplo, se ele percebe que um painel fotográfico sob medida tem boa qualidade, vai compreender a necessidade de pagar um pouco mais por ele.
O preço, por sua vez, é a quantia necessária para comprar um produto ou serviço. Por isso, se você oferece algo de valor, o preço pode ser um pouco maior.
3. Saber por onde começar
Por fim, para precificar seus serviços como fotógrafo, considere os custos dos produtos e serviços envolvidos.
Assim, o salário que você vai cobrar é você mesmo e o tempo que precisa se dedicar para fotografar.
Considerações finais
Os três tópicos anteriores são fundamentais para precificar os serviços de fotógrafos e a produção de imagens. Seu trabalho precisa ser valorizado pelas pessoas, mas ao mesmo tempo, deve custar um preço justo.
Neste artigo, você aprendeu um pouco mais sobre esse assunto e agora já sabe o que fazer para cobrar o que o seu trabalho realmente vale. Isso é ser justo com você e com os clientes que contrataram seu serviço.