Orçamento de fotografia: conheça passo a passo para montar

Todo fotógrafo precisa fazer um orçamento de fotografia para os clientes, a fim de que estes saibam o prazo de entrega, a quantidade de fotografias tiradas, bem como o valor a ser cobrado para a realização do serviço.

Esse procedimento é comum e normal, assim como em qualquer outro setor, sendo necessário ser disponibilizado antes da realização dos trabalhos.

Mas, para cobrar um preço justo, tanto para você quanto para o cliente, é necessário saber fazer o orçamento.

Aqui, vamos explicar o conceito de orçamento de fotografia, a importância dela no mundo corporativo e mostrar um passo a passo para fazer esse orçamento. Confira!

O que é orçamento de fotografia?

Orçamento de fotografia nada mais é do que fazer um levantamento do serviço que será prestado, para chegar ao valor que o cliente precisa desembolsar, caso queira contratar.

Esse trabalho é bastante complexo, afinal, é necessário administrar a realidade às expectativas do cliente, analisar o preço praticado no mercado e as necessidades do estúdio ou do profissional.

Existem dois erros muito comuns durante o trabalho, o que pode ser considerado muito abaixo ou muito acima do valor real.

Se uma empresa de copiadora canon ir adv 6265 precisa fazer algumas fotos e o valor cobrado é aparentemente justo, o fotógrafo não compromete sua credibilidade e se torna uma referência positiva no mercado.

Por falar em empresas que contratam fotógrafos e estúdios de fotografia, vamos explicar a relevância desse trabalho no universo corporativo.

Qual a importância da fotografia no universo corporativo?

Uma boa fotografia pode funcionar como o cartão de visitas da empresa ou do profissional. É uma forma de transmitir uma imagem marcante e de credibilidade para os consumidores.

Quando alguém precisar comprar um produto ou serviço que o seu negócio vende, vai se lembrar dele justamente por ter visualizado imagens atraentes e criativas nas redes sociais, site e blog da marca.

Para quem atua no setor varejista, boas imagens são fundamentais para superar os concorrentes e divulgar os produtos e serviços.

Se uma pessoa está procurando por aluguel de vestido de noiva curto, certamente vai querer ver fotos dos modelos antes de alugar um deles.

A imagem mostra com detalhes as características das soluções e faz com que as pessoas se atraiam por elas.

Contudo, antes de fotografar a marca e o que ela tem a oferecer, é necessário elaborar um orçamento, etapa que alguns profissionais têm dificuldade para realizar.

Dicas de orçamento de fotografia

Existem algumas estratégias que você precisa seguir para elaborar um bom orçamento de fotografia. São elas:

1 – Considerar as necessidades do cliente

Entenda qual é a necessidade do cliente, pois um orçamento nunca é igual ao outro. Além disso, as pessoas possuem necessidades diversas.

Não importa se o serviço é para uma medalha personalizada com foto ou um casamento. Na hora de fazer o orçamento, procure levantar as seguintes informações:

  • Tipo de serviço;
  • Tempo da sessão de foto;
  • Quantidade de imagens tratadas;
  • Onde será o ensaio;
  • Horários;
  • Infraestrutura necessária.

Também é preciso saber se as fotos serão tiradas em um estúdio, o tipo de iluminação que ela precisa, se é necessário contratar maquiador e cabeleireiro, se tem estacionamento no local, se é necessário viajar, entre outras informações.

2 – Estimar os custos

Depois de saber tudo o que será necessário para a fotografia, chegou o momento de dimensionar os custos da prestação de serviços.

Tudo deve ser levado em conta, inclusive o aluguel de impressora fotográfica, sem deixar de lado nenhum detalhe, pois isso pode fazer com que a atividade se torne inviável no decorrer do tempo.

Considere o valor da hora de trabalho, equipamentos necessários, entrega das imagens, profissionais auxiliares, transporte e alimentação, impostos, dentre outras questões.

3 – Determinar um preço compatível com o mercado

Sabendo quais são as necessidades do cliente e os custos envolvidos, é necessário equilibrá-los com o valor cobrado pelo mercado.

Evite apresentar um orçamento menor que o necessário ou caro demais. Também peça pagamento antecipado e identifique a faixa de orçamento.

Considerações finais

Um orçamento de fotografia adequado considera vários aspectos importantes para o cliente e para o fotógrafo. Isso vai fazer com que o valor cobrado seja justo para os dois, ao mesmo tempo em que se torna acessível.

O cliente vai entender o valor do seu trabalho e valorizá-lo também, afinal, principalmente no caso de empresas, um bom registro é fundamental para aumentar os lucros.

Assim como outras companhias e profissionais cobram por seus serviços de maneira justa, você deve fazer a mesma coisa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *