Qual foto colocar no meu currículo ou plataforma?
Qual foto colocar no meu currículo ou plataforma? O que fazer e o que não fazer na escolha da foto para seu currículo é uma dúvida frequente. A primeira coisa é que não é algo obrigatório.
Ao incluir uma foto em seu currículo ou plataformas (como a LinkedIN) seu vai facilitar a memorização do recrutador e possibilitar a humanização do seu processo de seleção.
O recomendado, na verdade, é que só tenha sua foto no currículo quando for solicitado pela empresa ou plataforma. O importante de um currículo é conter suas informações mostrando seus pontos fortes, com um bom resumo sobre você e sua experiência profissional.
Dicas de qual foto colocar no meu currículo
Primeiramente tudo que deve evitar:
- Imagens que você esteja com amigos ou animais,
- Roupas com símbolos, camisas de times de futebol, partidos políticos, de doutrinas e religiões, festas e afins;
- Bonés;
- Chapéus;
- Óculos escuros;
- Bandanas, entre outros acessórios;
- filtros que modificam e alteram a foto.
Lembre-se: a intenção é que seu rosto fique o mais visível possível, então
a regra é sempre causar uma boa primeira impressão!
Como deve ser uma boa foto para colocar em meu currículo:
- De preferência uma foto em que você esteja em um local iluminado.
- Arrume-se de forma profissional, sem exagerar na maquiagem ou no uso de acessórios.
- Que o fundo seja neutro ou de preferência branco.
- É importante observar o uso do flash, principalmente se você usa óculos.
- O enquadramento é dos ombros para cima, não é necessário pensar em um look, apenas na camisa/camiseta e de preferência por cores neutras, lisas e sóbrias.
- A foto deve ser bem atualizada, de boa qualidade e colorida.
Por que é interessante saber qual foto colocar no meu currículo?
Os especialistas em recursos humanos se dividem quanto à questão da foto para currículo. Há quem afirme que não se deve incluir foto no currículo ou na carta de apresentação e há quem acredite que uma boa foto no CV poderia causar uma boa impressão.
Apesar das recomendações contrárias em usar um modelo de currículo com foto, você pode usar esta estratégia na sua busca de emprego nestes tempos.
Já que a imagem tem ganhado cada vez mais poder de influência, a opção de incluir sua foto no currículo pode ser interessante sim!
Tome cuidado para colocar uma foto verdadeira e natural. Pois há vários sites que aparecem para vender fotos bem profissionais e achar que a empresa irá se impressionar! Uma boa fotografia pode reforçar a sua marca pessoal, mas fazer com que você pareça alguém que não inspire confiança pode estragar tudo!
Queira mais destaque à sua candidatura, trazendo um toque ainda mais personalizado à sua foto, principalmente, se for direcionado para marketing, isso tornará ele mais memorável e adequado ao tipo de vaga almejada.
Os currículos tradicionais não incluem fotografia, mas é bem aceitável hoje em dia nas versões mais modernas. Apesar disso, melhor não enviar um CV com foto para empresas engajadas em campanhas de inclusão.
Outro fato é que o recrutamento da empresa rapidamente pode realizar uma pesquisa online com seu nome, que trará várias fotos e perfis das suas redes sociais.
Além disso, é importante inserir a imagem no topo da página e acertar as proporções da foto. Uma opção se você não quer se preocupar muito com isso, é procurar na internet, já que existem muitos modelos de currículos com fotos prontos que basta só preencher.
Por isso, é importante tomar cuidado com suas fotos públicas, ou as acessíveis para todos, como fotos de perfil, por exemplo. Para garantir que as suas fotos nas redes sociais sejam apropriadas, verifique sempre que possível as opções de visibilidade.