Fotografia still: o que é?
A fotografia still não é um estilo muito comentado pelas pessoas e muitas ainda não conhecem a grande aplicabilidade que essas fotografias possuem quando são utilizadas em um e-commerce, no momento que o marketing de algum produto for realizado.
As fotos tradicionais de casamento, ensaios de gestante e recém-nascidos são as mais populares, e para fotógrafos e pessoas que não entendem do que se trata, para reconhecê-la, basta olhar para uma embalagem de mini cupcake personalizado.
As fotografias contidas nas embalagens, quando são bem desenhadas e com cores atrativas, por exemplo, conseguem chamar a atenção do consumidor, levando-o a realizar mais compras do produto e os e-commerce as utilizam muito em propagandas comerciais.
O que é fotografia still?
Este termo originou-se de um tipo de pintura feita em imagens de frutas ou vasos, denominada Still Life. Este tipo de fotografia pode definir a escolha de um cliente, se ele estiver em um restaurante árabe, por exemplo, e não consegue entender o cardápio.
Através da fotografia still, uma empresa de paisagismo e jardinagem pode expor os tipos de plantas oferecidas em um projeto e cativar o consumidor instantaneamente, quando ele a encontra em uma revista ou em uma propaganda pela internet.
O fotógrafo responsável pelas fotos do lançamento de um novo brinquedo ou de um ventilador em uma loja virtual sabe que a fotografia still é um método eficaz para atrair clientes apenas pelas imagens, pois elas são capazes de alcançá-los com propriedade.
Muitas vezes, o consumidor se interessa por algo apenas olhando as fotografias de objetos ou produtos expostos e escolhe um uma mesa de jantar, por exemplo, pelas imagens e características apresentadas na fotografia still.
Para que serve fotografia still?
Ela serve para fazer marketing de um produto, para que ele seja mais vendido em um e-commerce, fazendo com que o público compre através dela e este tipo de fotografia, apesar de ser apenas uma visualização, é capaz de aumentar os lucros internos da loja.
Obviamente, o produto não pode ser tocado, como acontece em uma loja física, mas, um nobreak para rack servidor pode ser vendido da mesma forma, como se o cliente estivesse neste ambiente, mas muitas das fotografias still possuem direitos autorais.
Na internet, estas fotos não conferem ao consumidor a qualidade do material, o tipo de textura ou o cheiro de um perfume, por exemplo, e isso faz com que, muitas vezes, o consumidor desista de adquirir um produto, por se sentir inseguro na compra.
Ainda que a fotografia still seja um ótimo recurso de marketing, ela não consegue provar ao consumidor se o produto que ele quer comprar vai mesmo atender às necessidades e expectativas, mas as lojas virtuais a utilizam com frequência.
O papel da fotografia still é demonstrar o produto, os pontos fortes da mercadoria e o valor representativo que ela possui na vida do consumidor e, nesse sentido, o fotógrafo e a equipe de marketing devem estar alinhados nos mesmos objetivos com relação a imagem.
Assim como é importante para algumas pessoas a revelação de fotos para quadros grandes, na qual são colocadas fotografias dos filhos e familiares, a fotografia still também é crucial no comércio de jóias, restaurantes ou veículos.
Essas fotos atingem a sensibilidade do consumidor e são feitas em estúdios fotográficos ou em ambientes externos e exigem equipamentos e técnicas específicas, para que a mensagem seja transmitida de forma mais adequada.
Dicas para utilizar a fotografia still
Como abordado anteriormente, o e-commerce se utiliza muito dessa técnica e, a seguir, serão destacadas algumas dicas para que ela seja utilizada nesta área e para que os produtos fiquem mais atrativos para o consumidor. Elas são:
- Não exagerar nos efeitos das imagens;
- Montar um cenário atrativo;
- Iluminar adequadamente o ambiente do estúdio fotográfico;
- Procurar os ângulos corretos para valorizar o produto;
- Mostrar detalhes do produto ou serviço;
- Não abusar das cores;
- Optar por fundos claros;
- Manter o foco da câmera para a foto não distorcer.
Muitas pessoas acabam exagerando nas cores e o produto não fica condizente com a realidade, então, quando ele é comprado com base na imagem, o consumidor acaba se arrependendo em tê-lo adquirido.
Os fundos claros devem sempre ser utilizados, pois conseguem mostrar com mais detalhes o produto e é importante que o cenário interno ou externo seja atrativo aos olhos do consumidor.
Os benefícios de uma fotografia still para o e-commerce são muito grandes: ela atrai muito mais consumidores, alavanca o número de vendas e entrada financeira, se bem produzida é transmitida para outras pessoas e coloca a loja virtual em evidência no mercado.
Considerações finais
A fotografia still está aparecendo cada vez mais no comércio online e consegue atrair muito mais consumidores, que se sentem imensamente atraídos por esse novo conceito de marketing para propaganda e publicidade na internet.