O que é fotografia lookbook?

A fotografia lookbook é considerada uma fotografia de moda, em um segmento de captação, geração e edição de fotografias, em que os profissionais se dedicam a campanhas conceituais, de área editorial, shooting, dentre outros.

O lookbook é mais uma delas e saber escolher a categoria depende do briefing do cliente e dos objetivos técnicos e conceituais do profissional que vai fotografar.

Para entender um pouco mais sobre o assunto, neste artigo, vamos explicar o que é fotografia lookbook, como fazer e quais são os benefícios.

O que é fotografia lookbook?

Esse tipo de fotografia oferece para o cliente a possibilidade de conhecer o look das peças que estão sendo lançadas. Seu foco é a fotografia de moda, destacando roupas e acessórios, com a intenção de vender.

Esse tipo de fotografia costuma ser feito em estúdio para controlar melhor a iluminação e trazer mais conforto para a equipe.

Antes de esse estilo se popularizar, a apresentação de roupas era mais rígida e precisava de um fundo branco repetitivo.

Atualmente, os profissionais da área têm acesso a várias ferramentas que facilitam o seu trabalho, como no caso do pendrive personalizado para fotógrafos e outros recursos que possibilitaram variar o jeito de fotografar, por meio de:

  • Fundo colorido;
  • Locação interna;
  • Locação externa;
  • Cenários criativos;
  • Combinação de peças e acessórios.

Entretanto, para aproveitar todas as possibilidades desse tipo de fotografia, é necessário saber como trabalhar.

Como fazer fotografia lookbook?

Para trabalhar nesse segmento, é necessário adquirir uma boa câmera fotográfica, usar um tripé e escolher uma iluminação adequada, considerando as cores das roupas e a cor de fundo.

As poses do modelo devem ser simples e leves, buscando destacar a roupa no corpo e a produção precisa prestar todo o apoio para o fotógrafo.

Esse estilo é considerado um dos mais usados em lançamentos oficiais de coleções, que são publicados em revistas de moda e catálogos de veiculação em lojas físicas e virtuais.

Também podem ser usados em banner personalizado com foto, mas diferentemente do que acontece com os catálogos comuns, que não são muito criativos, o lookbook traz mais criatividade para o trabalho.

Por meio dele, é possível apresentar as peças mostrando situações da vida real, de maneira atrativa, pois com isso o cliente consegue ter uma ideia de como o produto é usado, como ele fica no corpo e assim por diante.

Portanto, consegue entender como a roupa fica no corpo, como ela pode ser combinada com outros itens e acessórios, e os visuais costumam ser descolados e com a presença de diferentes produtos ao mesmo tempo.

Benefícios do lookbook

O lookbook é considerado um estilo de fotografia que traz muitos benefícios para o fotógrafo e para as marcas que estão lançando as peças, por isso, seu estilo não pode ser ignorado na indústria da fotografia.

Um ensaio gestante moderno para mostrar peças de roupas para esse público traz tendências sobre texturas e vários outros estilos da moda, de modo a reforçar a identidade da marca e transmitir a mensagem certa para o público.

Também tem como vantagem a possibilidade de ilustrar as roupas e acessórios que podem ser usados pelas pessoas no dia a dia, além de sugerir ideias de composição e mostrar a qualidade da coleção.

Se a peça for social é indicada para ocasiões formais, por meio da fotografia, é possível transmitir essa informação. Da mesma forma, se o estilo da marca for mais descontraído, também é possível demonstrar essa característica.

Aliás, isso é necessário para que o cliente consiga compreender de que maneira a peça deve ser usada e se a marca, ou seja, a confecção, é compatível com seu estilo.

Outro benefício é a facilidade de apresentar o conteúdo, como um ensaio fotográfico de bebê caseiro, que pode chegar a uma grande quantidade de consumidores e que pode ser compartilhado nas redes sociais.

Considerações finais

Sendo assim, toda marca precisa levar seus produtos ao conhecimento do público, mas isso precisa ser feito de maneira criativa, principalmente na hora de mostrar peças de roupas, pois elas interferem diretamente na aparência do consumidor.

Nesse contexto, a imagem é um recurso essencial e por meio da fotografia é possível comunicar o produto, e o fotógrafo ainda pode aproveitar vários recursos que esse estilo de trabalho oferece, aprimorando constantemente seu trabalho.

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