Como tirar fotos de produtos para e-commerce?

O potencial cliente de uma loja física pode sentir, tocar e experimentar um produto ao vivo. No entanto, em uma loja virtual isso não é viável. Por isso, o potencial cliente depende de fotos de qualidade dos produtos, além de boas descrições.

Dessa maneira, se você tem um e-commerce, é fundamental tirar fotos de qualidade dos seus produtos antes de expor em sua loja comercial. Isso é muito importante para efetuar mais vendas pela internet.

No caso de acessórios para decoração de casas, por exemplo, as vendas variam muito de acordo com o gosto dos consumidores. Isso é acentuado pela necessidade de ver o produto em harmonia com os outros itens de decoração da residência. Nesse sentido, é importante tirar fotos de vários ângulos do acessório de decoração, sempre respeitando as cores naturais do produto.

Há várias dicas que você pode seguir para tirar fotos fidedignas e naturais de seus produtos, não importa qual seja seu segmento de atuação. Você pode vender roupas, bijuterias, itens de decoração, copos personalizados e muito mais. O ideal é tirar fotos de qualidade para qualquer produto à venda na internet.

Vale ressaltar que mesmo com as boas câmeras dos smartphones hoje em dia, nenhuma dica irá substituir a qualidade de fotos de um bom fotógrafo profissional. No entanto, se você ainda não tem dinheiro para fazer esse investimento ou acabou de abrir sua loja virtual, siga as dicas do artigo para tirar fotos de qualidade de seus produtos.

1. Mostre vários ângulos dos produtos

Ao tirar as fotos de produtos para seu e-commerce, bata fotos de diferentes ângulos. Isso pode ajudar os clientes a tirarem dúvidas sobre pequenos detalhes de seus itens e ajudá-los a escolher sua empresa para fechar negócio.

2. Não use o flash

É importante não usar muito flash nas fotos de seus produtos. Isso pode ocasionar em fotos estouradas e ocultar características dos acessórios, tornando-os menos visíveis aos olhos de um possível comprador. Isso é essencial para um sex shop online, por exemplo. Na hora de tirar a foto de um pênis de borracha que tem opções de várias cores, pode ser que a foto fique muito branca, sem dar para ver direito a cor original dos produtos.

Dessa forma, use a luz natural sempre que possível e iluminação artificial.

3. Mantenha a fidelidade das cores

Na hora de dar iluminação aos seus produtos para bater as fotos, prefira luz branca artificial ou luz natural. Não faça a iluminação com luzes de outras cores, como amarela ou verde, porque isso mudará o tom de cor dos produtos.

A variação de cor entre a foto e o item real pode decepcionar seus clientes. Essa não é uma boa forma de fidelizá-los, já que você pode receber até reclamações e pedidos de troca ou devolução. Por isso, sempre mantenha a fidelidade de cores.

4. Utilize fundo branco

Use um fundo branco na hora de bater as fotos de seus itens para vendas. A não ser que o produto também seja branco, dessa maneira você poderá utilizar um fundo de outra cor. Isso fará com que seus potenciais clientes foquem a atenção apenas nas mercadorias.

Além disso, um fundo branco proporciona claridade e contraste, ressaltando dessa forma as características positivas dos itens. Você também pode buscar na internet como fazer uma caixa de luz caseira. Esse acessório pode ajudar você a deixar as fotografias com fundo branco de qualidade.

5.    Utilize um tripé

Ao utilizar um tripé, você irá evitar fotos tremidas, ainda mais se você possuir uma distribuidora de informática, pois seus produtos precisam ser de alta qualidade nas imagens. Você também garantirá fotografias mais nítidas, além de tirar fotos sempre no mesmo lugar, com os mesmos ângulos e enquadramentos, por exemplo.

6.    Edite as fotografias

É muito importante que você edite em um programa de computador as fotos que foram tiradas.  Dessa forma, elas podem ficar ainda melhores. Mesmo que você não seja experiente nisso, você poderá mudar o contraste ou o brilho para deixar os produtos mais atrativos. 

Também use uma ferramenta para redimensionar as imagens de modo que elas fiquem com as especificações de tamanho solicitadas pela plataforma de publicação, como o Instagram, por exemplo.

Você também pode encontrar cursos online e gratuitos de edição. Em geral, eles não levam muito tempo e ensinam bastante. 

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