fotografia analógica ou digital

A fotografia analógica ou digital é mais ecológica?

De uma perspectiva favorável ao planeta, a fotografia analógica ou digital é melhor? A fotografia analógica ressurgiu em popularidade e, embora os estoques de filmes ainda estejam sendo descontinuados, outros estão sendo relançados , por isso certamente não vai desaparecer tão cedo.

Em todas as coisas que fazemos quando trabalhamos, criamos arte ou buscamos um hobby, tentamos ser o mais ecologicamente possível, por isso decidimos dar uma olhada nos subprodutos ambientais da fotografia digital versus analógica.

Processamento de filme

Na verdade, depende, pois há questões diferentes a serem consideradas que afetam os dois tipos de fotografia de maneira diferente. O processamento de filmes é um deles. A fotografia analógica envolve o desenvolvimento de rolos de filmes. Isso por si só dá ao meio ambiente um pouco de agressão. As fotos do filme são desenvolvidas com a ajuda de vários produtos químicos. Muitos destes (especialmente íons de prata) são tóxicos. Os processadores enxaguam esses produtos químicos com água. Há também a questão do descarte de produtos químicos a considerar. As empresas de processamento de filmes são obrigadas a descartar com responsabilidade os produtos químicos, mas isso nem sempre acontece. Muitas vezes, resíduos químicos tóxicos acabam nos esgotos e poluem nossas vias navegáveis.

Mas, se você ainda gosta de fotografia analógica, há uma nova geração de produtos químicos ecologicamente corretos ao redor. Portanto, pode valer a pena examiná-las e experimentá-las.

Leia aqui o que é Fotografia Artística.

Impressão

Com um rolo de filme, você nem sempre pode escolher quais fotos deseja imprimir. Quantas vezes você imprimiu um rolo de filme e manteve apenas algumas fotos? Portanto, a esse respeito, há uma boa quantidade de papel e resíduos de impressão envolvidos. Materiais de embalagem, caixas de filme vazias e negativos usados ​​também são resíduos de produtos da fotografia analógica. Em vez de imprimir todas as fotos ao mesmo tempo em que você desenvolve o rolo, escolha suas seleções e obtenha apenas as impressas, ou obtenha apenas uma folha de contato, uma impressão de tamanho maior com miniaturas de todos os quadros à sua escolha.

O processamento de filme é menos oneroso para o meio ambiente se você possui uma câmera digital, porque bem, não há filme. A maioria das pessoas salva e armazena suas fotos on-line e apenas imprime o que realmente precisa, economizando papel e reduzindo o desperdício de produtos químicos. De fato, a Autoridade Hídrica da Suécia, Estocolmo, observou que a poluição da prata caiu pela metade nos esgotos da cidade durante um período de cinco anos, citando o aumento da fotografia digital como um fator importante.

“Enquanto a fotografia analógica se desgasta na área de processamento de filmes, a fraqueza verde do digital está em sua fabricação.”

Fabricação

Isso significa que, quando se trata de credenciais ambientais da fotografia analógica ou digital, o digital é um vencedor nítido? Não necessariamente. Enquanto a fotografia analógica se desgasta na área de processamento de filmes, a fraqueza verde do digital está em sua fabricação.

As câmeras digitais consistem em muitos componentes eletrônicos, alguns dos quais são produzidos usando substâncias tóxicas. Os metais preciosos são extraídos para criar as câmeras, o chumbo é usado nos microchips e os semicondutores são perigosos para o meio ambiente.

Mas, nem tudo é desgraça e melancolia. Muitas marcas de câmeras reconhecem a importância de tornar seus processos de fabricação mais ecológicos. Por exemplo, Sony, Samsung e Nikon estão desativando o uso de produtos químicos tóxicos usados ​​na produção de suas câmeras. A Canon não está mais usando componentes principais e até criou uma câmera feita a partir de componentes de telefones celulares antigos .

As câmeras digitais também consomem muito mais baterias do que as câmeras de filme, especialmente se você usa muito o flash. A menos que você adira religiosamente a tipos recarregáveis , eles acabarão no aterro.

Disposição

Há também a questão do descarte da câmera a considerar na fotografia analógica ou digital. Muitas câmeras de filme têm uma vida útil mais longa do que seus pares digitais. De fato, muitos fotógrafos preferem usar câmeras vintage e técnicas tradicionais de produção fotográfica, para manter viva essa forma de arte. Nesse sentido, há mais potencial de atualização com o equipamento de câmera analógica.

À medida que as câmeras digitais se tornam mais onipresentes, elas se tornam um item descartável. Se a câmera parar de funcionar, geralmente é mais barato comprar uma nova do que consertá-la. Se você tirar cinco anos da sua câmera digital, terá sorte. Mesmo que sua câmera digital ainda funcione após esse período, a tecnologia usada para suportá-la pode se tornar obsoleta. Atualizar para um novo modelo provavelmente seria a opção mais fácil.

No entanto, as câmeras digitais são especialmente difíceis de reciclar no final de sua vida útil, pois contêm muitos materiais. Isso geralmente significa que é um bilhete de ida para o local do aterro. Os eletrônicos descartados da câmera também podem lixiviar produtos químicos nocivos, como chumbo e mercúrio, em nossas vias navegáveis. No entanto, existem várias maneiras de descartar sua câmera digital antiga de maneira ecológica .

“Se você fotografa digitalmente ou usa filme, pode adotar uma postura verde.”

Fazendo a sua parte pelo planeta

Se a fotografia analógica ou digital é mais ecológica, certamente está aberto a debate. Mas, como fotógrafo, se você fotografa digitalmente ou usa filme, pode adotar uma postura verde, independentemente da sua escolha.

Se você estiver no campo analógico, lembre-se de quanto imprime. Escolha métodos de impressão ou centros de processamento que tenham uma abordagem responsável para descartar seus resíduos químicos.

Se você é um aficionado digital, baterias recarregáveis ​​para o flash são indispensáveis. Compre equipamentos e filtros de câmera de boa qualidade que ofereçam uma longevidade decente e mantenha-os protegidos para melhorar sua vida útil. Adquira um adaptador de lente para poder usar lentes antigas em vez de descartá-las ao atualizar sua câmera.

Opte por marcas de equipamento de câmera que levem a sério as preocupações ambientais, para que você possa sair com a consciência limpa. Em um nível mais amplo, viaje e tire fotos com o ambiente em mente. Reduzir, reutilizar e reciclar é um ótimo mantra a seguir e ajuda a manter o mínimo de espaço necessário .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *