6 melhores aplicativos para ouvir música off-line
Os aplicativos de música offline são aplicações que permitem que o usuário escute suas músicas sem precisar estar conectado à internet. Eles existem para qualquer sistema operacional e não dependem de dados para a reprodução das músicas.
Ademais, esses aplicativos podem ser derivados de serviços de streaming que permitem baixar as músicas ou um player de áudio que faz o download das faixas desejadas no armazenamento interno do aparelho .
Eles podem ser compatíveis com diferentes marcas de celular ou de notebook novo, adaptando-se às suas plataformas e derivados.
Cada tipo de aplicativo pode funcionar de uma formas diferentes, de acordo com as suas especificações e objetivos. Portanto, exige-se a compreensão do funcionamento de cada um deles para que você escolha o que melhor se adeque às suas necessidades.
Objetivos dos aplicativos de música
O principal objetivo desses aplicativos de música é facilitar a experiência do ouvinte, que consegue utilizá-lo de onde estiver, não dependendo de uma conexão wi-fi ou de dados móveis para escutar sua lista de músicas favoritas.
Com isso, abre-se um leque muito maior de possibilidades de uso, visto que há maior liberdade para escutar suas músicas preferidas em qualquer lugar. Além disso:
- Não é necessário ter conexão com a internet;
- Há a possibilidade de criação de playlists;
- Criação de listas de músicas públicas ou privadas;
- Reprodução de diversos formatos;
- Há baixo investimento.
Por exemplo, um profissional que está indo para uma conferência sobre projetos de comunicação visual de ônibus e não tem internet móvel consegue aproveitar esse tempo para ouvir música e relaxar no trajeto.
Como consequência, isso se torna um diferencial no mercado, pois muitas pessoas passam todos os dias por lugares e não têm acesso remoto a suas músicas, o que dificulta quando não se tem acesso à internet.
Além disso, aplicativos como estes se aproximam do consumidor, pois ele usará o aplicativo em momentos de pausa. Logo, a empresa consegue surgir como uma salvadora do tédio ou influente no seu bem-estar.
Isto é, se uma pessoa estava em uma sala de reunião pequena realizando uma apresentação, no momento da pausa, ele poderá escutar música independentemente da sua localização, surgindo como um calmante em um momento tenso.
Os maiores aplicativos de música do mercado
Até aqui, foi possível identificar a importância e benefícios desse tipo de aplicativo disponível no mercado, principalmente no modelo streaming.
No mercado atual já existem diversos apps, com diferentes funções, que serão apresentados a seguir. São eles:
1 – Spotify
Provavelmente o aplicativo mais conhecido no que se refere a músicas, o Spotify é uma opção que, para ter acesso ao download e músicas offline, exige a assinatura de um plano por mensalidades acessíveis, com diversas opções para contratação e com seu fone de ouvido bluetooth as músicas ficam incríveis.
A princípio, ele é um serviço de streaming que evoluiu suas funcionalidades, migrando também para a possibilidade de ouvir offline. Depois de ter pago o valor mensal, o processo para escutar músicas offline é bem simples.
Para isso, é necessário apenas selecionar suas músicas favoritas, facilitadas se elas forem adicionadas a uma playlist criada pelo próprio usuário, depois deve-se clicar no ícone de seta para download e acesso sem o uso de internet.
Assim, ele irá baixar todas as músicas daquela pasta, mas isso também pode ser realizado separadamente, com cada single ou álbum. Ele também permite esse processo com podcasts, sejam eles completos ou apenas episódios um a um.
No ano de 2020, a plataforma passou a permitir que os usuários importem músicas da biblioteca do sistema Android para reproduzir áudios que não estão entre os do catálogo, necessitando abrir as configurações do aplicativo e tocar em “importar suas músicas”.
Além da sua versão para smartphone, que pode ser usado para uma melhor experiência com ferramentas para celular, o aplicativo do Spotify é compatível com diversos outros aparelhos eletrônicos, desde computadores até tablets ou demais consoles.
O que é muito prático, uma vez que uma pessoa que utiliza escritórios compartilhados, ao esquecer seu fone para computador no trabalho pode escutar música pelo celular nos seus momentos de pausa, sem prejudicar o seu desejo ou de seu colega.
2 – Deezer
O Deezer também é um aplicativo bastante conhecido e possui uma grande quantidade de usuários ativos dentro do aplicativo. Ele surge como uma versão gratuita para download, mas exige uma assinatura para baixar as músicas desejadas.
Ele possui 5 planos diferentes, variando de acordo com seus benefícios e preços, que variam entre mensal e anual. O aplicativo ainda disponibiliza um plano de conta conjunta que é mais barato e pode permitir acesso para até 6 contas.
O Deezer possui o maior catálogo de todos os aplicativos, oferecendo alta qualidade de som. Para baixar as músicas escolhidas para escutar offline, é preciso apenas de uma conexão wi-fi ou dados móveis.
Ele possui ainda o recurso flow, que mistura as músicas consideradas preferidas do usuário com as indicações da plataforma.
Ou seja, assim como quando um usuário visita muito um site de perfumes masculinos começam a aparecer diversas recomendações similares com o que ele pesquisou, o Deezer utiliza esse mesmo recurso, mas com músicas.
3 – Apple Music
O próximo aplicativo que oferece um serviço de músicas offline é o Apple Music, que é um dos grandes concorrentes no mercado de streaming de música, uma vez que possui uma variedade de conteúdos enorme.
Assim como os aplicativos anteriores, para acessar o recurso de ouvir música sem internet é preciso pagar um valor para assinatura mensal, mas com variações para uso individual, para grupos de 6 participantes da mesma família ou, ainda, para universitários.
Ele possui um período de teste para novos usuários por um período de 90 dias, e é compatível com diversas plataformas. A sua versão gratuita, porém, só permite acesso a uma rádio da Apple Music.
O download das músicas pode ser feito salvando localmente as faixas, álbuns, playlists e qualquer outro conteúdo disponível no aplicativo, sem a necessidade de estar conectado à internet para ouvi-lo depois. Lembre-se que, para a instalação, uma conexão é necessária.
Além disso, ele permite que o usuário localize e reproduza arquivos salvos no seu aparelho, devido à sincronização entre bibliotecas através do ID Apple, garantindo o acesso a sua biblioteca, mesmo em diferentes dispositivos.
Por fim, ele pode ser utilizado em diferentes smartphones, não apenas os da própria Apple, assim como a opção de uso em desktops. Então, se o celular está quebrado, é importante levar em uma assistência técnica iphone para fazer o uso deste aplicativo.
4 – Amazon Prime Music
A empresa Amazon já é muito conhecida por todo o mundo, mas agora ela ganhou mais um recurso para ajudar os clientes que é por meio do Amazon Music, com acesso à reprodução offline pelos usuários pagantes.
Essas contas podem contratar o plano na modalidade Prime Music, que é mais barata, ou no Music Unlimited, no qual há um leque de funcionalidades, mas também é mais cara.
Depois de realizado o download, os arquivos selecionados ficarão guardados na memória do aparelho utilizado, seja ele um celular, tablet ou notebook. Contudo, a reprodução só é permitida no aplicativo em si.
5 – YouTube Music
Para acessar o YouTube Music é necessário ser assinante da versão Premium, o que possibilita a transferência de músicas ou vídeos para o dispositivo. Dessa forma, ele garante o consumo de diferentes tipos de conteúdo mesmo sem internet.
O grande diferencial desse aplicativo em relação aos outros é que ele realiza a transferência inteligente, ou seja, faz o download de músicas automaticamente, baseando-se apenas no histórico de reprodução do usuário.
É como aqueles sites que, depois de um usuário visitar sua página de decoração e navegar pelos produtos, envia e-mails com promoções de sua lixeira ecológica de madeira plástica, visto que tem uma noção do gosto daquele cliente.
6 – Lark Player
Por último, o Lark Player é um dispositivo disponível apenas para dispositivos do modelo Android, mas é popular devido ao fato de ser gratuito e organizar as músicas e vídeos de acordo com listas de reprodução, artistas e álbuns.
Ele permite a realização do download através do próprio aplicativo, disponibilizando um catálogo longo de diferentes músicas, separadas por categorias. Para baixá-las, é preciso assistir a um vídeo de anúncio ou gastar moedas virtuais.
Essa forma de pagamento com moedas não é paga, porque elas também são adquiridas durante o uso do mesmo. Para realizar o download é necessário ter internet, entretanto, quando concluído, ele disponibiliza o modo offline.
O Lark Player ainda permite a mudança de velocidade, ótima opção para usar em uma aula de música infantil, pois dá a chance da música ser ouvida diversas vezes, mais devagar ou acelerada, de acordo com o gosto dos ouvintes.
Conclusão
Os aplicativos de música para qualquer dispositivo ganharam grande destaque nos últimos tempos, o que os obrigaram a criar estratégias para agradar o seu público constantemente, como o modo de ouvir músicas offline.
Existem diversos aplicativos de qualidade neste meio, mas alguns ganham mais destaque e atraem o público por suas especificidades.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.