5 dicas de organização para um estúdio de fotografia

Um estúdio de fotografia está entre as opções mais rentáveis, seguras e de fácil administração no setor de serviços, marcada por sua variedade de segmentos. Apesar da fácil implementação, gerenciar este negócio é uma prática que demanda atenção. 

Engana-se quem imagina que o mundo da fotografia profissional está em extinção com as câmeras acopladas a smartphones e outros aparelhos portáteis. Solicitados em eventos de todo tipo, os fotógrafos profissionais desfrutam de muitos nichos para exploração. 

A manutenção desta demanda repousa sobre o valor intangível da experiência e conhecimento técnico nesta profissão, algo que vai além da qualidade dos equipamentos utilizados. Entre as ocupações mais comuns do setor, estão: 

  • Criação de catálogos para agências de turismo; 
  • Álbuns para formaturas, aniversários e casamentos; 
  • Cobertura de eventos empresariais; 
  • Criação de portfólio de modelagem. 

Por esta razão, é importante que o fotógrafo defina quais os seus nichos de atuação no momento de montar um estúdio próprio. Além de fornecer uma direção para escolha do espaço e marketing de branding, um nicho marcado auxilia na priorização de equipamentos. 

Segmentos do mercado fotográfico

Abrir um estúdio de fotografia é uma tarefa que envolve a curagem de instrumentos, softwares, ciclos de produção e profissionais necessários para alcançar um resultado final pré-estabelecido. 

Esta etapa de planejamento define o tipo de empresa a ser aberta oficialmente, detalhes do regime tributário ao qual fará parte, número de colaboradores contratados e o orçamento necessário para sustentar o projeto em seus primeiros meses. 

Apesar das variações, existe um grupo de equipamentos básicos que são indispensáveis para a abertura de um estúdio de fotografia, independentemente de seu nicho: 

  • Câmeras e tripés;
  • Instrumentos de luz (set lights, rebatedores, difusores e bloqueadores);
  • Painéis; 
  • Cadeiras. 

Além disso, o tamanho do estúdio deve ser levado em consideração no momento de início do empreendimento. Projetos voltados para outras empresas exigem espaço e equipe maiores que um estúdio direcionado ao atendimento a pessoas. 

Estúdio de fotos de recém-nascidos

Um nicho em amplo crescimento, a criação de álbuns profissionais para recém-nascidos é uma opção rentável e de baixo custo, visto que trabalhos deste tipo podem ser executados com qualidade em pequenos espaços. 

Para este e muitos outros segmentos que focam na montagem de álbuns de fotos pessoais, o aluguel de uma pequena sala comercial pode ser suficiente para iniciar o negócio. É importante que o fotógrafo tenha mesas para troca do bebê e locais de apoio. 

Para composição do cenário, o estúdio pode guardar tecidos, enfeites e outros elementos de decoração de quarto de bebê masculino ou feminino em prateleiras e armários, além de sofás de amamentação. 

Estúdios de fotografia documental

A fotografia documental é um dos segmentos mais antigos da área, um clássico presente em todas as cidades e em qualquer bairro. Oferece serviços rápidos, de baixo custo, como fotos 3×4 para carteiras de identidade e de trabalho, por exemplo. 

Pela facilidade de atendimento, representam os modelos de estúdio mais simples, por vezes improvisados e realizados em um cômodo na residência do fotógrafo. O empreendedor, nestes casos, trabalha sozinho e com os equipamentos mínimos. 

Abrir um estúdio de fotografia documental, por sua flexibilidade, pode ser realizado em acordos de coworking, onde empresas e profissionais parceiros dividem um mesmo espaço comercial, como uma locação de equipamento de som.  

Estúdios de fotografia publicitária

Representando um dos segmentos mais complexos da área, os estúdios de fotografia publicitária são marcados por seu modelo de negócio B2B, ou seja, de empresa para empresa, sem contato direto com o consumidor final. 

A rotina destes estúdios envolve o contrato com diferentes empresas para produção de material de campanha para um produto. Integrando estratégias de marketing do cliente com os métodos do estúdio, fotos, vídeos e adesivos personalizados são produzidos.

Trabalhos deste tipo exigem uma estrutura maior e contratação de colaboradores para produção do material e formulação de branding da empresa. São empreendimentos de médio e grande porte, conhecidos como agências. 

Organizando um estúdio fotográfico

Observando o nicho de mercado que o empreendedor deseja abordar, é possível avaliar algumas dicas valiosas para a organização de um estúdio de fotografia, dividindo suas etapas em requisitos mínimos e diferenciais diante da concorrência. 

1 – Faça benchmarks 

O benchmarking é uma técnica que diz respeito às pesquisas de mercado, avaliando o desempenho de concorrentes e como o cenário externo representa ameaças ou oportunidades para a estrutura interna de uma empresa de kit lanche para eventos

O empreendedor que abre um estúdio de fotografia deve realizar uma análise completa de seu mercado. O gerenciamento de finanças, o índice de endividamento e retorno sobre o investimento, tecnologias e comunicação com o cliente são áreas do benchmark

Além de uma maneira de manter-se atualizado quanto às novidades de seu mercado, como a chegada de um novo software de edição, o benchmark permite que a empresa identifique quais são as suas melhores oportunidades e construa uma reputação a partir disso. 

2 – Conheça seu cliente

Etapa que caminha ao lado do entendimento de seus concorrentes, compreender como pensa e o que quer o cliente do serviço a ser prestado é fundamental para definir níveis de importância, ainda no planejamento do negócio. 

O impacto de uma pesquisa de satisfação pode se manifestar através de modificações simples, como a instalação de um ar condicionado piso teto para aumentar a sensação de conforto no espaço, ou transformações profundas no ambiente organizacional. 

O estudo de mercado que envolve empresas do mesmo setor e rastreio de público-alvo deve ser executado antes de abrir o estúdio. O resultado destas pesquisas influenciará diretamente a tomada de decisão em aspectos mais técnicos do negócio. 

3 – Desenvolva uma gestão de recursos responsável

Um dos aspectos mais críticos do início de um negócio é a geração de receita nos primeiros meses. O capital para abertura da empresa deve observar despesas no período de um semestre para ser considerado um investimento seguro. 

A gestão financeira de um estúdio de fotografia passa pelo esforço contínuo em encontrar as melhores maneiras de executar um serviço, simultaneamente ao empenho em diminuir etapas do processo e reduzir custos operacionais. 

Softwares defeituosos ou pouco utilizados nas atividades da empresa, gastos excessivos com reformas com uso de tinta latex pva e outros elementos, más práticas de contratação e estratégias de marketing ineficazes são gargalos que diminuem a liquidez da agência. 

Portanto, para gerenciar um estúdio de fotografia, não basta compreender apenas o produto vendido, mas também todos os detalhes que formam uma empresa, em todos os seus departamentos. 

Para os empreendedores que conhecem muito pouco de finanças ou marketing, realizar pequenos cursos na área e aplicar os novos conhecimentos em seu negócio é um modo excelente de evoluir neste quesito. 

Assim, o estúdio de fotografia que adota desde seus primórdios uma gestão de recursos responsável, se sobressai em seu mercado, ganhando resistência diante de cenários turbulentos e assegurando sua reputação diante de clientes. 

4 – Marque uma forte presença na web 

Grande parte dos negócios já migraram para a internet. Seja pela plataforma exclusiva de um site ou a interação com o público pelas redes sociais, marcar uma presença forte na web é fundamental para construir uma identidade de marca, não importa se você vende cabo vga ou carregador de celular a presença da sua empresa na web é primordial. 

Considerado um ponto importante na formulação de um branding, a presença da empresa na web deve ser múltipla, adquirindo perfis em diversas redes sociais e aplicativos, disponibilizando informação clara e correta, facilitando a comunicação. 

Ser acessível é um fator que indica credibilidade para o público online, incluindo outras empresas. Por isso, a web é uma vitrine e assim, o empreendedor de um estúdio deve anunciar seus produtos da maneira mais harmônica possível. 

Portanto, linguagem correta, fornecimento de informações precisas, como endereços, e-mails e números de telefone, exibição de uma logo única e publicações instigantes para seu público-alvo são partes do marketing de conteúdo para posicionamento da agência. 

Cada um destes aspectos trabalham em prol da construção de uma preferência, como molduras de gesso, ou seja, provocar o hábito de procurar por seu produto e sua marca quando se trata do assunto abordado pelos canais oficiais do empreendimento. 

5 – Invista em equipamento atualizado

Câmeras de qualidade, lentes de diferentes tipos, dispositivos de iluminação e locação de cenários são despesas cruciais para o resultado final do produto, sendo o principal impacto no índice de satisfação do cliente. 

Manter-se atualizado vai além de pesquisar e adotar as novas tendências de cores e estilos de fotografia, como uso de decoração de balão, mas investir em material de qualidade e boas práticas de produção. 

Especialmente quanto aos softwares de acabamento, como editores, ferramentas de design gráfico e impressão, utilizar equipamento defasado pode prejudicar a imagem da agência e as opções disponíveis em catálogo, reduzindo seu potencial competitivo. 

Conclusão

Organizar um estúdio de fotografia pode ser uma tarefa mais prazerosa e simples quando o empreendedor possui uma série de procedimentos que tornam o planejamento mais fácil. Desenvolver boas práticas empresariais é enriquecedor para qualquer tipo de negócio.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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