Postar fotos do local de trabalho pode causar demissão por justa causa

Em 2012, notícias de uma enfermeira que foi demitida por justa causa depois de publicar algumas fotos suas no local de trabalho, ganhou atenção das pessoas.

 Muitos questionamentos surgiram sobre como é a forma correta de agir com fotos do ambiente de trabalho e o tipo de punição para colaboradores que postam fotos assim.

A enfermeira Klaudia Elizabeth da Silva estava de plantão em um hospital em Pernambuco. Ela decidiu tirar fotos em um momento de descontração. Logo em seguida, ela postou as fotos em seu Facebook.

A colaboradora foi demitida por justa causa, com a alegação de que o hospital foi exposto sem autorização e serviu de cenário para brincadeiras desrespeitosas com os pacientes.

Para esclarecer como agir sobre fotos do local de trabalho e quais são as possíveis punições para essa ação, continue lendo o artigo. No entanto, não é permitido em vários casos tirar fotos da empresa que você trabalha. Um dos casos permitidos é caso a empresa esteja sendo vendida e bater fotos para anunciar venda de empresa, mas apenas por pessoas autorizadas. 

Quais são os principais cuidados que o colaborador deve ter quanto ao uso de redes sociais no trabalho?

Um colaborador é contratado para trabalhar durante sua jornada de trabalho e é pago por isso. Dessa forma, não é permitido usar esse período em redes sociais ou atividades que não sejam profissionais.

É permitido/legal tornar pública uma foto do ambiente de trabalho em permissão/conhecimento dos superiores?

Em nenhuma circunstância um colaborador pode postar fotos com produtos, serviços ou ambientes da empresa na internet, já que é um local que não pertence ao funcionário. Assim, o empregado não pode dispor do que não é seu e pode ser penalizado com demissão por justa causa.

Divulgar imagens do ambiente de trabalho pode resultar em demissão por justa causa?

Na primeira vez em que o colaborador tiver essa atitude, cabe uma advertência. No entanto, se a situação se repetir, o colaborador pode ser demitido por justa causa.

O colaborador pode divulgar imagens suas no ambiente do trabalho, sem mostrar muito o espaço?

Não existe meio termo. Divulgar imagens da empresa sem a permissão nas redes sociais pode causar demissão por justa causa, mesmo que não mostre muito o espaço. é a mesma coisa que se você estivesse no horário de trabalho e parar para assistir um filme novo de ação na netflix, não é aceitável.

Qual orientação é recomendada para os colaboradores que usam redes sociais no ambiente de trabalho?

O colaborador só poderá postar assuntos que sejam relacionados com ele mesmo, sem fazer menções à empresa com adjetivos ou fotos do ambiente de trabalho.

De preferência, as postagens devem ser realizadas fora do expediente de trabalho. Postar qualquer coisa durante seu expediente poderá resultar em uma demissão por justa causa, já que o colaborador não estava trabalhando, mas estava nas redes sociais.

Dessa maneira, não acesse redes sociais nem faça a publicação de nenhuma foto do ambiente de trabalho para evitar problemas futuros.

Conclusão

Com a facilidade de ter e usar um smartphone para tirar fotos e olhar as redes sociais, é muito comum que os colaboradores utilizem os próprios celulares para fazer alguma checagem nas redes sociais no período de trabalho. No entanto, é necessário parar com esse hábito, já que pode resultar em demissão por justa causa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *