Jogos digitais, habilidades cognitivas e motivação para quem joga
Ao contrário da crença tradicional de que o jogo é apenas uma fonte viciante de entretenimento e diversão, pesquisas recentes provaram que o jogo tem inúmeros benefícios, e o principal deles é o desenvolvimento de habilidades cognitivas em crianças e adultos. Assim como o exercício físico ajuda a melhorar e fortalecer os músculos, os jogos cognitivos ajudam a saciar o cérebro em constante estimulação, melhorando assim o desempenho do cérebro. Muitos jogos on-line como por exemplo pokémon grandes jornadas estimulam muito o desenvolvimento, o jogo requer concentração e as fases ajudam a melhorar a atenção e também a paciência de quem joga.
Melhora a coordenação
Quando um adulto ou criança está jogando um videogame, eles não estão apenas olhando para o monitor inertes. A ação na tela fornece muita estimulação mental. Para jogar, eles precisarão coordenar sua atividade visual, auditiva e física.
Melhora as habilidades de resolução de problemas
Os videogames envolvem certas regras. Isso significa que os jogadores precisam pensar cuidadosamente antes de fazer qualquer movimento para garantir que eles permaneçam dentro das regras exigidas daquele jogo em particular. Os jogadores devem tomar decisões em frações de segundo que determinarão se avançam ou não para o próximo nível. Muitos jogos também incluem elementos de quebra-cabeça ou missões que exigem níveis algorítmicos de execução para serem concluídos.
Melhora a memória
Jogar seu videogame favorito pode exigir memória visual e auditiva. O jogador é obrigado a ler ou ouvir as instruções que podem ser fornecidas apenas no início do jogo. Daí a necessidade de lembrá-los durante todo o jogo. O domínio das teclas do seu teclado ajuda você a mover facilmente seus personagens no jogo. Isso ajuda a melhorar sua memória, seja de curto ou longo prazo.
É uma ótima fonte de aprendizado
O jogo é benéfico não apenas para adultos e adolescentes, mas também para crianças. Muitas instituições educacionais modernas incorporam os videogames como metodologia de ensino. Isso ajuda essas crianças a melhorar suas habilidades acadêmicas, fornecendo videogames especificamente destinados a aprimorar suas habilidades cognitivas e criativas.
Melhora a velocidade do cérebro
Durante o jogo, o cérebro recebe vários estímulos, tanto visuais quanto auditivos. De acordo com a pesquisa, indivíduos que jogam videogames frequentemente processam esses estímulos mais rapidamente do que outros. Esses estímulos garantem que o cérebro esteja trabalhando continuamente para interpretá-los.
Melhora as habilidades de multitarefa
Um jogo de ação, por exemplo, pode exigir que você seja muito observador. Requer que você seja capaz de mover seu joystick ou teclas enquanto observa os vários recursos na tela, como níveis de energia, adversários que se aproximam, munição restante, tempo disponível e outros fatores, todos vitais para vencer. Isso garante que o jogador possa observar e reagir de acordo com todos os requisitos desse jogo em particular.
Melhora as habilidades sociais
O jogo online permite que muitos jogadores se envolvam em um determinado jogo simultaneamente. Como tal, há uma comunicação constante entre os jogadores, o que, por sua vez, resulta no desenvolvimento de relacionamentos significativos. Isso ajuda os jogadores a conhecer novos amigos, além de fortalecer os laços com seus velhos amigos.