Fotografia publicitária: como fazer com sucesso?

Se há várias décadas uma marca já precisava se preocupar com aspectos visuais, hoje isso é ainda mais urgente. Afinal, se uma imagem diz mais que mil palavras, então a fotografia publicitária diz mais que mil imagens comuns.

O primeiro contato que todo cliente tem com um produto ou serviço é justamente por meio desse recurso visual, muito antes de pegar algo na mão e consumir. No caso de alimentos, roupas, joias e afins isso é ainda mais verdadeiro.

Se falamos na locação de uma sala planejada grande, por exemplo, é claro que o cliente em potencial vai querer visitar o local. Mas como ele não tem tempo para ir nas dezenas de salas que vão aparecer, ele selecionará as visitas com base nas fotos.

Ou seja, uma fotografia publicitária bem feita pode ser a diferença entre conquistar ou perder um cliente. Por isso, abaixo detalharemos do que ela se trata, enumerando também os 3 pontos básicos da importância desse tipo de produção.

O que é e como fazer?

Toda marca que deseja vender algo, divulgar ou mesmo conscientizar seu público por meio de fotos profissionais, está praticando a fotografia publicitária.

Também por isso, não se trata apenas de sair tirando fotos, mas justamente de inserir o recurso dentro de todo um planejamento de marketing. Pode ser uma campanha completa ou apenas uma ação, mas é preciso planejar.

O mesmo vale para um ensaio de gestante, por exemplo, com a diferença de que fotografias pessoais não têm o objetivo de vender nada, apenas de registrar momentos. Já uma empresa deseja marcar presença, atrair clientes e afastar a concorrência.

Por isso, é preciso seguir alguns pontos infalíveis na hora de fazer essas fotos publicitárias, sendo os principais deles os seguintes:

  • Estude seu público;
  • Crie um briefing claro;
  • Exija bons equipamentos;
  • Analise o portfólio;
  • Acompanhe o processo;
  • Implemente o job.

Por exemplo, sem estudar seu público você não saberia o que pode atraí-lo e o que pode afastá-lo. Depois, só com um briefing bem escrito você vai conseguir transmitir suas demandas a quem produzirá as fotos.

Equipamentos e até softwares de qualidade podem fazer toda diferença. Assim como o portfólio vai ajudar a descobrir se o trabalho tem sinergia com o que você precisa, e o acompanhamento dele garantirá um bom job final.

1. Profissionalização

Todo mundo já foi comprar algo pela internet e se deparou com uma foto mal tirada, cuja iluminação desvalorizava o produto, ou mesmo o enquadramento cortava partes dele.

Não é difícil entender que, por mais que o produto tenha suas vantagens, se a apresentação ou embalagem ficarem ruins, isso vai depor contra ele.

Portanto, quando um fornecedor de calendário personalizado empresa investe em fotografia publicitária, ela está profissionalizando sua comunicação.

Naturalmente, isso dá um passo a mais em termos de consagração da marca e conquista de espaço, ajudando a torná-la uma autoridade naquele ramo.

2. Seja “top of mind”

Quando você pensa em refrigerante, vem alguma marca específica em sua cabeça? E ao falar de celulares, televisores, carros e afins? Em caso positivo, cada uma dessas marcas que estão em sua memória são as top of mind do segmento.

Elas estão no “topo da mente” das pessoas, e isso não se consegue sem um trabalho sério de comunicação. Ao mesmo tempo em que comunicação sem identidade visual e sem fotos publicitárias também não existe.

Basta lembrar-se de alguns outdoors e capas de revista que fizeram história, ficando até hoje em nossa lembrança. Com o advento da internet isso não mudou, apenas migrou para as redes sociais, os blogs, os aplicativos e afins.

3. Traduzindo ideias

Por fim, é preciso lembrar o poder infinito que uma imagem tem de traduzir ideias, algo que remonta até a estudos acadêmicos como sobre simbologia e mitologia.

No fundo, quando uma pessoa busca algo como ensaio fotográfico de família, ela está procurando uma espécie de imortalização. Há estruturas e arquétipos que explicam tudo isso, como algo que gera um efeito, até mesmo, inconsciente em nós.

Por isso mesmo, se uma marca quer traduzir ideias como sua missão, sua visão e seus valores de modo inesquecível e palpável, quase como um símbolo, ela vai precisar recorrer à fotografia publicitária.

Considerações finais

Com isso fica claro o quanto é importante explicar o que é a fotografia publicitária, mostrando também como é possível fazê-la com sucesso. E para alcançar esse sucesso é necessário investir em bons profissionais e bons equipamentos.

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