Estúdio fotográfico: 3 dicas de como montar o seu
Quem já teve o sonho de ser fotógrafo ou está vivendo essa realidade certamente já se colocou essa questão algumas vezes. É preciso saber como é possível montar um estúdio fotográfico.
Ou, ainda, vale a pena saber se é possível começar do zero ou até fazer um em casa a fim de obter um negócio mais rentável e menos dispendioso.
É preciso considerar que mesmo quem faz ensaios externos, nem por isso precisa ignorar a chance de lucrar também com os ensaios fotográficos internos. Ou seja, com aqueles realizados em estúdios fotográficos como os detalhados abaixo.
Na internet é possível encontrar de tudo, desde pesquisas escolares sobre qualquer assunto até kit de temperos para presente. Porém, quando o assunto é estúdio fotográfico, é preciso ser um pouco mais criterioso.
O que é um estúdio fotográfico? Quais suas vantagens?
Na prática, um estúdio fotográfico nada mais é do que um cômodo, sala ou espaço interno qualquer adaptado para essa finalidade. Ou seja, é um ambiente em que o fotógrafo pode realizar fotografias profissionais, o que se encontra acima de algo amador.
O maior inimigo desse profissionalismo é a iluminação. Assim como quem trabalha com música precisa de um projeto de som ambiente para residencia caso queira captar som nesse local, o fotógrafo precisa de um projeto de iluminação para se sair bem.
Por exemplo, a suavidade da luz pode variar consideravelmente conforme o ambiente, sendo suave, difusa ou marcante. Sem falar na intensidade da luz, nos enfoques e distâncias permitidos, nos bloqueadores, rebatedores e afins.
O grande ponto forte do estúdio fotográfico é precisamente ele ser um ambiente em que é possível controlar tudo isso. Dessa maneira, o profissional consegue lançar mão de um local controlado em que o trabalho se torna mais profissional, assertivo e competitivo.
3 dicas de como montar um estúdio fotográfico
Até aqui já ficou claro que o fotógrafo profissional precisa de um estúdio fotográfico para poder garantir a qualidade básica do seu serviço. Diante disso, agora vamos conferir as melhores dicas de como montar um estúdio fotográfico que atenda a esses critérios.
1. A escolha do espaço ideal
É claro que um estúdio editorial, que atende altos padrões de publicidade ou de moda, terá uma infraestrutura grande e complexa. Contudo, é possível montar um estúdio básico com o essencial para um trabalho profissional de qualidade, e depois escalar os serviços.
Tudo começa pela escolha do espaço ideal, que pode ser um cômodo em casa, uma edícula no fundo do terreno ou então um espaço alugado. O que poucos consideram é que uma sala comercial já bastaria, com metragem a partir de 5 x 5 metros.
Lembrando que hoje em dia a edição posterior da computação gráfica ajuda e muito. Por exemplo, uma fotografia perfeita que vai compor um busdoor criativo pode muito bem ser realizada em um pequeno estúdio fotográfico como esse descrito aqui.
2. Os equipamentos essenciais
Depois de uma câmera profissional que atenda as demandas, é preciso começar a pensar nos demais equipamentos do estúdio. Como estamos falando de uma infraestrutura enxuta e econômica, ela pode se concentrar no mínimo, por exemplo:
- Um ou mais tripés;
- Ao menos um fotômetro;
- Os fundos fotográficos;
- Os modificadores de luz;
- Os bloqueadores de luz;
- Um ou mais pedestais de luz;
- Uma iluminação de apoio.
Lembrando que, muitas vezes, também é possível contar com a iluminação natural do ambiente. Isso pode ser um critério do tópico acima também, na hora de escolher o ambiente. Mas a verdade é que uma simples janela comum já basta para começar.
3. O diferencial do backdrop e outras saídas
Por fim, se o assunto é um diferencial que realmente possa fazer o trabalho ficar acima da média dentro das condições colocadas, é preciso falar do backdrop. Ou seja, o fundo que transforma a pessoa ou objeto fotografado no verdadeiro destaque.
Isso porque esse estilo de foto dá toda evidência ao primeiro plano, reduzindo os demais. Assim, o que poderia soar como limitação torna-se um diferencial. O efeito do backdrop é como o de uma placa acm luminosa, que evidencia as letras e minimiza o fundo.
Porém, isso não quer dizer que o estúdio fotográfico criado esteja limitado a isso. Também é possível trabalhar cenários de fundo, com uso dos tripés e pedestais descritos acima. Além do famoso fundo infinito, que só depende de reforço na iluminação e no cenário branco.
Considerações finais
Seja para fotografar pessoas, animais ou produtos de qualquer tipo (desde objetos até alimentos), o estúdio fotográfico descrito acima pode permitir um excelente trabalho. Com esse passo a mais na profissionalização, a carreira do fotógrafo é quem sai ganhando.