Como abrir uma empresa de fotografia e filmagem
Se você tem conhecimentos criativos de fotografia, talvez queira abrir seu próprio negócio. Você não está sozinho em querer transformar sua saída criativa em um empreendimento lucrativo.
A fotografia é uma profissão e um hobby popular no momento e esse é o problema. Como o equipamento da câmera se tornou mais acessível e fácil de usar, e quase todos os smartphones agora possuem uma ótima câmera, todos são fotógrafos.
Mas isso não significa que você deve jogar fora seus sonhos de possuir um negócio de fotografia. Significa apenas que talvez você precise trabalhar um pouco mais para se diferenciar do bando de atiradores amadores.
Para ajudá-lo a encontrar seu ponto de apoio fotográfico, vamos mostrar algumas dicas de especialistas para que você consiga implementar em sua nova empresa de fotografia.
As etapas de planejamento
Antes de comprar uma câmera e criar um site, você deve fazer um pequeno trabalho de preparação.
Escreva um plano de negócios
Qualquer empresário sério dirá que você precisa organizar seus pensamentos no papel. Este documento detalhado serve como seu roteiro, descrevendo o que é seu negócio e como ele será lucrativo. Ele divide coisas como fluxo de caixa, despesas, propriedade e competição, tipos de sistemas que você vai utilizar em sua empresa, como um sistema de gestão ou um sistema de ponto eletrônico.
A fotografia é um dos negócios mais competitivos que existe. Você precisa ser um bom empresário para ter uma vida decente. Você vai chegar lá muito mais rápido se começar bem.
Avalie os custos iniciais de sua empresa de fotografia
Como parte de seu processo de planejamento de negócios, você precisará avaliar seus custos iniciais. Quais são os itens essenciais que você precisa antes de realmente lançar seu negócio?
O equipamento fotográfico sozinho pode custar em algumas vezes muito caro. Você também precisará de licenças comerciais, seguro, um site e software de contabilidade.
Que tal um estúdio?
Você planeja começar com um estúdio dedicado ou trabalhar em sua casa? Se precisar de espaço para escritório, você precisará investigar propriedades comerciais para alugar e calcular o custo mensal, junto com o custo dos serviços públicos, em seu plano financeiro .
Proteja os fundos iniciais
Se você tiver dinheiro suficiente em sua conta bancária para iniciar seu negócio, talvez não precise pedir dinheiro emprestado, mas muitos empresários precisam de ajuda. Muitas pessoas que estão começando uma empresa pela primeira vez acabam pedindo ajuda à família ou amigos, ou mantêm seu emprego diário até que seu negócio seja autossustentável.
Quer você peça ajuda financeira a amigos e familiares ou solicite um empréstimo bancário, você precisará de um plano de negócios que estabeleça como gastará os fundos e quando ou como reembolsará seus credores.
Descubra suas finanças pessoais
Se você está apenas começando, perceba que seu negócio provavelmente não será lucrativo da noite para o dia. Demorou 18 meses para o negócio de muitos especialistas equilibrarem e ganharem dinheiro suficiente para pagar as contas. Como eles, você pode ter que trabalhar em outro emprego para sobreviver até que sua empresa esteja gerando dinheiro suficiente.
Obtenha experiência profissional
Você precisará mostrar a seus clientes em potencial o que você pode fazer, e trabalhar ao lado de um fotógrafo profissional é uma ótima maneira de obter alguma experiência e começar a construir um portfólio.
Igualmente importante é usar essa experiência para montar um portfólio de fotografia que demonstre sua habilidade. Considere o seu público e construa o portfólio em torno do que eles querem ver. Mantenha-o atualizado, para que novos clientes em potencial possam ver o trabalho atual e relevante.
Compre equipamento fotográfico
Quando se trata de equipamento de câmera, Farren diz que você precisará de duas câmeras, duas lentes de alta qualidade, dois flashes e Photoshop e Lightroom para editar as imagens. Por que duas câmeras? Você precisa de equipamento de backup. Mesmo novos equipamentos quebram, Farren diz.
Elabore um plano de preços
Quanto você cobrará por seus serviços? É uma pergunta difícil para todo fotógrafo, especialmente quando você está apenas começando. Descubra quanto vale uma hora do seu tempo. Digamos que seu tempo vale R$ 50 / hora.
Para cada hora que você gasta fotografando, você gastará cerca de três horas editando. Você precisa levar isso em consideração em seu preço. Portanto, nesta equação, você cobraria R$ 200 por uma sessão de fotos de uma hora. Claro, sua estrutura de preços é sua, esta é apenas uma maneira de chegar a um ponto de partida.
Invista em um site matador
Depois de definir um nome para o seu negócio fotográfico, você precisará de um site. Existem modelos de site gratuitos por aí, mas seu site é como a sua vitrine. Você quer que seja impressionante, então pense se é melhor ter seu site criado profissionalmente.
É claro que seu site deve mostrar seu trabalho. É isso que seus clientes vão querer ver. Mantenha seu site organizado dividindo suas galerias por categoria. Inclua uma foto sua e uma página que descreva sua formação e experiência.
As informações de contato também são obrigatórias. É uma boa ideia listar pelo menos alguns de seus preços. Isso ajuda a gerenciar as expectativas do cliente e evita que as pessoas tentem negociar por um preço mais baixo.
Como acontece com qualquer novo negócio, você terá altos e baixos, mas se estiver comprometido com seu ofício e trabalhar para oferecer a cada cliente uma ótima experiência, você ganhará uma sólida reputação como fotógrafo de referência.