Confira os melhores bancos de vídeos gratuitos

Todo mundo já ouviu dizer, ao menos uma vez na vida, que “uma imagem diz mais que mil palavras”. Hoje esse conceito evoluiu para o do audiovisual, daí que seja tão importante conhecer melhor a função de um banco de vídeos.

De fato, uma das estratégias mais eficientes da atualidade é a do vídeo marketing, que pode servir tanto para empresas quanto para autônomos e influencers digitais. Aliás, já nem se trata de opinião, pois várias pesquisas confirmam essa tendência.

Por exemplo, se você tem uma assistencia tecnica de informatica computador, ou trabalha em qualquer outra área, sabia que ao fazer um vídeo explicando melhor a sua solução suas chances de conseguir um cliente aumenta para 79%?

Além disso, antes de consumir algo, mais de 95% das pessoas buscam um vídeo explicativo sobre aquele produto ou serviço, seja qual for a solução. Os dois dados são de um relatório publicado pela famosa Wyzowl, empresa que atua na área.

Tudo isso só demonstra como as novas gerações estão ávidas por consumo de conteúdo, desde que ele seja produzido dentro dos moldes do que é esperado. Levando em conta o comportamento dos consumidores atuais e das novas gerações, isso fica claro.

É aí mesmo que entra o papel dos bancos de vídeos gratuitos, já que a qualidade é fundamental na hora de falarmos em produção de audiovisual. Então, se uma empresa de entrega motoboy quer atrair mais gente, precisa profissionalizar-se.

A boa notícia é que é possível fazer isso sem precisar investir altos valores em câmeras, estúdios e todas as demais frentes de produção própria. Podendo contar com vídeos comerciais prontos, resta apenas a aplicação e edição deles.

Por isso decidimos escrever este artigo, trazendo aqui as melhores dicas em torno do universo dos bancos de vídeos gratuitos. O mais bacana é que esse nicho cresceu tanto que hoje ele pode ajudar praticamente todos os segmentos do mercado.

Então, seja para a área de venda de produtos ou para serviços como conserto de celular, os vídeos podem ajudar na hora de produzir campanhas publicitárias arrasadoras, tanto na produção de vídeos promocionais quanto institucionais e de conteúdo.

Desse modo, se você quer entender melhor como isso é possível e já começar a mudar a qualidade da sua produção audiovisual, basta seguir adiante na leitura.

O que é o vídeo marketing?

Um audiovisual nada mais é do que uma peça de filmagem que registra as imagens e os sons desejados pelo produtor. Já a revolução que o cinema e a televisão trouxeram em nossa sociedade é de conhecimento público.

Também por isso, não demorou até que as grandes empresas e marcas percebessem o enorme potencial que havia nesse tipo de comunicação em massa. Com o advento da internet e dos smartphones, essa tendência cresceu ainda mais.

Hoje, qualquer adolescente pode pegar uma cadeira de escritorio gamer e gravar dezenas de vídeos por dia, fazendo aquilo que gosta e atraindo um público por meio disso.

Para os negócios que querem reforçar a comunicação com o público e ampliar seu alcance, a produção audiovisual pode ser algo revolucionário.

Basicamente, ela pode assumir os seguintes formatos mais indicados:

  • Entrevistas e estudos de caso;
  • Institucionais e cobertura de eventos;
  • Demonstração de produto;
  • Cursos, aulas, tutoriais e dicas rápidas;
  • Bastidores e teasers (trailers).

Cada um desses formatos pode e deve ser praticado levando em conta o tipo de produto ou serviço que está sendo explorado, além do perfil daquele público-alvo em especial.

Por dentro dos bancos de vídeo

Os bancos de imagens começaram a se disseminar com a expansão dos blogs. Depois vieram as mídias sociais que aceleraram mais ainda esse processo.

Daí até o surgimento de bancos de vídeos não foi um salto tão grande. Tratam-se de sites ou plataformas que simplesmente produzem conteúdo audiovisual com teor genérico, levando em conta que aquilo possa atender o máximo possível de pessoas.

Ou seja, você pesquisa algo como “balanca de precisao digital”, e vêm todos os resultados de vídeos gerados dentro desse nicho.

Claro que temas como viagens, alimentação, medicina e outros são bem mais populares. Porém, cada vez mais há plataformas com alta capacidade de suprir demandas nichadas.

Além disso, esses materiais são extremamente versáteis. Primeiro que as plataformas são intuitivas, então podem ser utilizadas por qualquer um, desde videomakers profissionais até amadores, influencers ou gestores que estão começando agora.

Segundo, eles podem atender várias demandas, seja como elemento principal de um vídeo narrado ou como complemento de vídeos cujo audiovisual principal já foi gerado pela marca.

Levando tudo isso em conta, seguem abaixo os melhores bancos de vídeos gratuitos.

1. Pixabay

Temos aqui um dos grandes símbolos dos modernos bancos de vídeos gratuitos, conhecido por ter uma produção própria, que simplesmente produz cada um dos audiovisuais disponibilizados.

Cumprindo o que dissemos acima sobre eles serem intuitivos, já no começo da página você encontra as opções de filtro de conteúdo.

Assim você pode lançar sua palavra-chave, como front light banner, e facilitar na hora de encontrar exatamente o que precisa. As opções incluem filtrar os mais populares, os formatos desejados, as categorias e resoluções, entre outras opções.

Outro ponto fundamental é o dos direitos de imagem. Como ninguém quer ter dor de cabeça com questões legais, é preciso ficar muito atento, pois às vezes uma simples edição ou utilização indevida já se enquadra em quebra de direitos autorais, que é grave.

Aqui vem outra vantagem do Pixabay, que permite uso ilimitado e totalmente franco, então você pode copiar, distribuir e até modificar os conteúdos.

Além disso, não precisa justificar o uso, pois a plataforma atende tanto demandas pessoais e autônomas quanto profissionais, de modo igualmente livre de direitos autorais.

2. Videezy

Imagine uma plataforma de banco de vídeos que, além de ser gratuita e ter direitos autorais totalmente franqueados, é atualizada semanalmente com novidades incríveis.

Esta é a Videezy, que além de vídeos também traz dois diferenciais bem bacanas. O primeiro são os vetores, que servem como módulos ou modelos para produção de outros audiovisuais.

O segundo são os famosos projetos do Photoshop, também conhecidos pela extensão PSDs (Adobe Photoshop Document, ou seja, Documento Adobe Photoshop).

O uso também pode ser comercial, como citado, basta dar os créditos para o autor, o que funciona como uma troca entre as partes, podendo melhorar o tráfego de ambos.

3. Vimeo

Se você busca uma plataforma popular e que todos os editores de vídeo conhecem, esse é o Vimeo, que trabalha na clave da mídia social, tanto que é uma das maiores concorrentes do YouTube.

Pouca gente sabe, mas ela também tem um banco de vídeos, podendo atender tanto demandas de autônomos quanto de profissionais.

O único cuidado aqui é que para acessar a área gratuita é preciso filtrar pela seção Free HD Stock Footage. Assim você fica coberto legalmente, sem prejuízos ou transtornos futuros.

4. Pexels

Se o Vimeo concorre com as grandes redes sociais focadas em vídeo, o Pexels absorve a usabilidade e facilidade dos streamings.

De fato, trata-se de uma das plataformas mais intuitivas da internet, cuja aplicação é extremamente facilitada por vários recursos.

Um deles é o da separação por categorias predefinidas. Além disso, ao achar a sequência de vídeos do seu interesse, como produções da área de grafica cartao de visita, basta parar em cima para assistir um demonstrativo do material.

Até mesmo em termos de banco de imagens o Pexels já é uma referência, porém mais ainda quando o assunto é audiovisual.

Com ele também é possível editar o material à vontade, inclusive sem a necessidade obrigatória de dar crédito. Embora isso seja sempre aconselhável, assim os dois lados saem ganhando.

5. Vidlery

Por fim, se estiver buscando uma produção alternativa, não vai se arrepender de conhecer esse banco de vídeos gratuitos.

Ele é focado em nada menos do que desenhos animados, portanto, você vai poder soltar a imaginação e fazer produções mais irreverentes.

Na verdade, animações desse teor têm um alto poder de atração e até de conversão, especialmente quando o foco são tutoriais ou reviews de produtos.

A verdade é que esse tipo de vídeos se torna altamente pedagógico e educativo, permitindo prender mais a atenção do público-alvo, seja qual for o segmento.

Se você vai ensinar alguém a fazer um banner com foto, por exemplo, poderia ficar redundante ensinar isso com fotos ou imagens sobrepostas. Então, um audiovisual com base em desenhos animados quebraria esse paradigma.

Além disso, com Vidlery você também pode manipular o material disponível na plataforma, copiando, modificando, editando e distribuindo sem precisar pedir permissão.

Considerações finais

Quando uma marca utiliza o vídeo marketing, ela aumenta consideravelmente suas chances de atrair mais pessoas, com isso gerando tráfego, leads e novas oportunidades.

Com os conceitos e conselhos que trouxemos aqui, vai ser ainda mais fácil dominar esse universo incrível do audiovisual, com o suporte dos melhores bancos de vídeo gratuitos.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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