Confira como o mercado gamer cresceu nos últimos tempos

Um dos maiores segmentos da tecnologia cresceu exponencialmente nos últimos anos, e a tendência é que o mercado gamer continue ganhando cada vez mais espaço quando o assunto for entretenimento.

Boa parte das pessoas sempre gostou de jogos. Historicamente, a humanidade cria diversas formas de se entreter e passar um tempo com amigos e familiares. Em algumas culturas distintas, os jogos foram criados para passar o tempo durante os longos invernos.

Com a chegada do mundo digital e a expansão do mercado para a internet, o número de pessoas com acesso aos mais diferentes tipos de jogos teve recorde, movimentando mais de 174 bilhões de dólares em um ano, de acordo com o instituto Newzoo.

Só no Brasil, o crescimento de desenvolvedores de jogos aumentou cerca de 600% desde 2016. Só no período entre 2018 e 2020, foram 1.500 novos games lançados.

Esse crescimento se deu pela procura e oferta espontânea de especialistas do segmento, e chamou a atenção de grandes corporações que passaram a enxergar o mundo dos games como um mercado mais do que promissor, mas sim, necessário.

Diversas mensagens e propagandas podem ser colocadas dentro de jogos de maneira que as marcas possam ser vistas e tenham suas imagens reforçadas, além de que os campeonatos de eSports já tomaram conta de grande parte do cenário de diversos países.

Tornou-se comum vermos estádios cheios para transmitir a final de campeonatos de videogame online. Esses eventos contam com uma instalacao eletrica completa, além de movimentarem muitos outros setores e gerarem receitas para diversas companhias. 

Todo esse cenário possibilitou que milhares de jovens e até veteranos encontrassem nessa indústria a possibilidade de formar carreira. Isso fez com que diversos cursos na área fossem criados e todo um mercado gamer construído.

Se antes parecia algo de outro mundo, hoje, quando um jovem diz que quer fazer jogos ou trabalhar em uma grande produtora não é mais visto como um sonho longínquo, mas como um forte potencial de crescimento e ramos de atuação. 

Neste artigo, abordaremos de forma mais incisiva os motivos que alavancaram o crescimento do mercado gamer nos últimos anos, além das possibilidades de emprego que essa área gerou e continua a gerar com seu crescimento contínuo. Acompanhe!

A expansão do jogos mobile 

Antigamente, existia a necessidade de construir toda uma parafernalha para que fosse possível um jovem poder jogar em casa. Por exemplo, seria preciso comprar um console de videogame ou um computador com potencial para instalação de jogos.

Além disso, era necessário todos os outros periféricos como mouse, controles, teclados, monitores, televisão, cadeira de escritorio gamer, dentre outros, e isso sempre foi visto por muitas pessoas como um gasto desnecessário ou impossível de ser feito.

As lan houses então passaram a se tornar um ambiente muito prático na vida de inúmeras pessoas, principalmente dos jovens, que viam a oportunidade de alugar uma máquina por um determinado tempo e jogar o tão querido game com seus amigos naquela rede.

Esse sistema sempre funcionou muito bem, mas com a distribuição da internet para todos e a expansão do segmento para o mercado mobile, tudo mudou. 

Agora não é mais necessário que as pessoas se encontrem na casa dos amigos ou em uma lan house, visto que é possível fazer tudo pelo smartphone.

Grandes empresas passaram a investir fortemente em jogos de qualidade que pudessem funcionar em qualquer aparelho celular. Para somar a essa realidade, o preço do conserto de celular tornou-se muito mais acessível, assim como os próprios aparelhos.

Todos esses fatores acabaram culminando na explosão popular de jogos mobile como o “Free Fire”, “Clash Royale”, “Pou”, “Helix Jump” e outros. A possibilidade de qualquer pessoa, de diversas classes sociais ascender nesses jogos os popularizou.

Os games multiplataformas

Quando falamos de jogos multiplataformas, tratam-se basicamente dos games que foram construídos para o computador ou para console, e que com o avanço popular foram expandidos para ambas as plataformas além do mobile.

Diversos jogos que antes só eram possíveis de serem jogados em um determinado local, agora podem ser acessados por qualquer que seja a plataforma digital que a pessoa tiver. 

Isso fez com que diversas assistencia tecnica de informatica computador expandissem suas áreas de atuação para conseguir atender a alta demanda de gamers que buscavam o conserto de um aparelho para continuar consumindo dessa conteúdos. 

Hoje, jogos que ficaram muito famosos, como o “Minecraft” e “Fortnite” podem ser acessados em computadores, videogames, celulares e tablets. Basta que o aparelho suporte as configurações básicas do jogo e que o acesso seja feito pela internet.

O mais interessante é que não é preciso ter duas contas. Basta apenas o acesso via uma única conta que você poderá continuar sua progressão, seja qual for a plataforma. 

Os eSports e a competitividade 

Diversas ligas do mundo estudam a possibilidade de colocarem os jogos online como uma modalidade olímpica. Atingir essa meta seria o ápice do reconhecimento mundial de que a prática profissional de jogar um game pode ser vista como um esporte.

Mas, mesmo que esse reconhecimento não chegue, não significa que não exista um mercado em potencial para que empresas do mundo todo vejam os campeonatos com um grande potencial. 

Em países asiáticos e nos Estados Unidos, as premiações já ultrapassam dezenas de milhões de dólares, e a tendência é que esse número só cresça. Diversas empresas estão se formando e as mais antigas se estruturando para atender as necessidades do mercado.

As games houses tornaram-se famosas por sua instalação de internet e ambiente projetado, além do registro da carteira profissional, nutricionistas e psicólogos, tudo para esses que já são considerados atletas de games atinjam o ápice de suas performances. 

No contexto social, muitos jovens humildes ascenderam para o mercado profissional e se tornaram Pro Players, graças à possibilidade de jogarem pelo celular.

Para que esses jovens sejam notados, é preciso que eles se destaquem na modalidade ranqueada de cada jogo e participem de campeonatos oficiais ou não.

O ambiente interativo 

Muitos acham que as pessoas que passam horas jogando em computadores ou videogames são solitárias, mas se você questionar os jogadores, verá que quase todos irão dizer que estavam jogando com amigos dentro do mundo digital. 

Cada jogo segue uma linha cronológica e detém uma história, por mais simples que seja. Somente com esse cenário já é possível construir uma realidade imersiva para os jogadores.

Dentro do jogo, não é preciso fazer a entrega de documento, basta entrar na sua conta e interagir com centenas de pessoas que estão ali querendo passar um tempo para se divertir. 

Eles consomem esse mercado e se inspiram nos personagens como se fossem um super herói dos cinemas. Não é à toa que a grande indústria de filmes e quadrinhos passaram a investir no mercado de jogos.

Tornou-se comum vermos jogos que viraram filmes e séries que viraram jogos. Essa é a nova realidade que abriu as portas para diversas profissões atuarem dentro desse segmento. São elas:

  • Analista de dados;
  • Arquiteto de jogos;
  • Desenvolvedor de jogos e sistemas;
  • Modelista digital;
  • Designers gráficos;
  • Roteiristas e jornalistas.

É bastante comum que as pessoas entrem em uma universidade com o objetivo de criarem um jogo e encontrarem dentro do aprendizado conquistado a possibilidade de trabalhar em outras diversas áreas que compõem direta ou indiretamente seu segmento.

O mercado é muito extenso, o que acaba por abranger diversas áreas de interesse, até mesmo no teatro. A modelagem de personagens feita nos dias de hoje é algo tão real que existe a necessidade de atores para transmitir a imersão ao jogador.

Diversos cantores, DJs, atores e artistas de diferentes ramos da arte passaram a conseguir trabalhos graças ao mercado de jogos. Existe até setores de mobiliario urbano em sao paulo que produz produtos vindos dos jogos para colecionadores.

Sobre os criadores de conteúdo 

Essa é a profissão que mudou a vida de muitos indivíduos e agora se faz necessária cada vez mais no mundo digital. Os criadores de conteúdo são responsáveis por divulgar os jogos e suas atualizações.

Seja por meio de vídeos feitos para redes sociais como YouTube e Instagram, assim como nas plataformas de streaming, milhares de jovens se aventuram todos os dias em busca de se tornarem um streamer famoso. 

Para que isso seja feito, basta um computador, celular ou videogame, uma câmera e internet. 

Esse é um trabalho bastante rentável para aqueles que conseguem a ascensão, mas também abre portas para diversas pessoas que administram as redes sociais daqueles que são considerados populares no segmento. 

Os editores de vídeos exclusivos para jogos estão cada vez mais famosos, além dos designers que criam as thumbnails e as chamadas para as lives, são como uma empresa que paga uma grafica cartao de visita só que os modelos são todos digitais.

Por fim, sobrou uma profissão que tende a crescer com o tempo, são os moderadores de lives. Diferente do que temos na televisão, as lives tem como principal característica a interação com as pessoas que estão assistindo ao vivo.

Há registros de streams de jogos que bateram mais de 150 mil pessoas assistindo simultaneamente. Para que exista uma interação real e saudável, é necessário que as pessoas trabalhem na moderação do chat e das interações.

Com isso chegamos ao fim, deixando claro como a indústria de jogos cresceu nesses últimos anos e abriu as portas do mercado para diversas pessoas que sempre desejaram investir nessa carreira.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *