5 câmeras de fotografia retrô que voltaram à moda
Conheça modelos de câmeras digitais que vão trazer de volta o seu amor pela fotografia
Antes de se tornar uma funcionalidade padrão dos smartphones modernos, as câmeras conquistavam o coração dos apaixonados por fotografias em modelos próprios. Seja em modelos de rolo de filme para revelar, seja com uma câmera digital no início do século XXI, a verdade é que muita gente registrou as passagens marcantes da sua vida dessa forma.
Nos últimos anos, a geração Z está descobrindo o poder destas câmeras, que permitem registrar momentos incríveis com uma resolução melhor do que a maioria dos smartphones. Neste texto, conheça alguns modelos que voltaram à moda e que irão incendiar o seu amor pela fotografia.
Canon G7 X Mark III
Quem quer ter uma câmera compacta irá achar na Canon G7 X Mark III o modelo que procura. Ela não permite a troca de lentes, mas tem uma câmera de 20,1 megapixels, zoom óptico de 4,2x e permite a gravação de vídeos com 4K de resolução. É possível até mesmo gravar vídeos na posição vertical, como nos celulares.
Com conectividade Wi-Fi e Bluetooth, é possível compartilhar imagens com o computador ou celular. Inclusive, ela pode ser utilizada como uma webcam no PC, além de permitir a realização de transmissões ao vivo nas redes sociais.
Nikon Coolpix P1000
Se você tem o interesse de registrar algo que está muito distante, a Nikon Coolpix P1000 é um modelo muito útil. Essa câmera digital compacta conta com um zoom poderosíssimo, que permite aproximação de 125x no zoom óptico e incríveis 250x no digital. Para efeito de comparação, o zoom do Samsung Galaxy S23 Ultra é de 10x óptico e 100x digital, o que mostra o poder desse modelo.
Porém, essa é uma lente que está integrada ao corpo da câmera e não pode ser trocada. A resolução do modelo é de 16 megapixels e é mais uma opção que filma em 4K, sendo que ela também permite a conexão com celular por Wi-Fi ou Bluetooth.
Sony DSC-W800
Muitas pessoas que cresceram nos anos 2000 registraram os momentos da sua vida em câmeras digitais que se parecem com a Sony DSC-W800, compactas e que cabiam no bolso da camisa. Esse modelo, também mais modesto em potência, mas que compensa pelo preço, permite tirar fotos em 20,1 megapixels, além de ter zoom óptico de 5x. Contudo, não é possível ter conectividade Wi-Fi ou Bluetooth com o celular.
Kodak Printomatic Digital Instant Print
Todo mundo tem na cabeça a icônica câmera Polaroid, que era capaz de revelar a foto instantes após ser tirada. A ideia da Kodak Printomatic Digital Instant Print é trazer um pouco dessa magia de volta, mas agora em um modelo digital.
Isso porque ela vem com uma impressora integrada, que permite a impressão da foto em papel para ser vista na hora. É verdade que ela não conta com recursos de conectividade e a resolução é mais modesta, de 5 megapixels. Por outro lado, é um modelo bem mais em conta do que os outros dessa lista. Mas é preciso levar em conta que a pessoa deve comprar também o papel especial para impressão, de folhas de 5 x 7 cm.
Canon EO2 M200
Por fim, a Canon EOS M200 é um modelo que permite trocar as lentes, tanto que ela vem acompanhada com uma que tem zoom óptico de 3x, sendo que outras podem ser compradas separadamente. Isso é possível porque ela faz parte da categoria de câmeras mirrorless, que não tem espelho mecânico na parte interna, assim como os modelos profissionais.
Com ela, é possível gravar vídeos em qualidade 4K e tirar fotos com 24,1 megapixels. A tela, sensível ao toque, gira 180 graus e pode ficar virada para frente, o que facilita na hora de tirar selfies ou filmar vídeos curtos. Ela também tem conectividade Wi-Fi e Bluetooth, o que possibilita comandos pelo celular por meio de aplicativo.